Dicas da Psicóloga #1
Além de consequências econômicas e sociais, o isolamento repentino devido ao COVID-19 também vem mexendo com o emocional de muitos. A ansiedade vem assombrando as pessoas nas últimas semanas. Pensamentos recorrentes de medo e pânico estão se instalando no inconsciente de milhares de pessoas pelo mundo deixando lacunas dolorosas e difíceis de suportar.
No caso da pandemia, a lacuna seria esse isolamento inesperado, mudança da rotina de trabalho, preocupações com a situação socioeconômica, o medo do contágio, entre outros.
É necessário Reorganizar a vida em casa, fazer exercícios físicos e também meditações, alimentar-se adequadamente inserindo frutas e verduras, tomar bastante água, sentar para conversar com familiares sobre diversos assuntos e não apenas sobre a pandemia, avaliar as informações que recebem da mídia e filtra-las, fazer Leituras, assistir filmes, além de atividades lúdicas como jogos e dinâmicas.
Tentar transformar a rotina em algo prazeroso e saudável, e não tóxico. Manter as relações online com amigos também faz bem, mas a aproximação da família faz com que nos sintamos acolhidos e amados e isso é muito importante para o nosso psicológico no contexto atual.
Enfim, manter rotinas saudáveis sempre que possível é muito importante nesse momento que estamos vivendo. Identificar o que é prazeroso dentro da rotina e do contexto familiar que possa ser realizado em casa, já é um bom começo.